
O Karatê estará pela primeira vez no programa Olímpico. Em sua primeira aparição na competição, em Tóquio 2020, o esporte será disputado por homens e mulheres, divididos em três categorias de peso cada: masculino -67 kg, -75 kg, + 75 kg e feminino -55 kg, -61 kg, + 61 kg, em eventos de kata e kumite, realizados no Nippon Budokan – lar espiritual das artes marciais japonesas, e originalmente construído para eventos de judô nos Jogos Olímpicos de 1964.
O karatê é uma arte marcial que teve origem na província de Okinawa, no Japão e, de acordo com o site oficial dos Jogos de Tóquio 2020, se espalhou por todo o país durante a década de 1920 e mundialmente após a Segunda Guerra Mundial. Hoje, segundo dados da Federação Mundial de Karatê (WKF), já são mais de 100 milhões de praticantes em todo mundo.
A essência do karatê consiste em golpes, chute e socos, e as competições são organizadas em dois formatos: o kata – simulação de luta na qual o atleta executa movimentos de ataque e defesa, e o kumite – uma luta real entre dois atletas. No kata, os competidores podem escolher entre os 102 Kata reconhecidos pela Federação Mundial de Karatê e, após demonstração, são julgados por fatores como força, velocidade, ritmo, equilíbrio, solidez, clareza e outros. Já no kumite, os atletas se enfrentam em uma área de 8mx8m e tem como objetivo acertar uma série de golpes na área alvo do corpo do oponente; ganha o competidor que acumular oito pontos a mais que o seu adversário durante a luta, ou que conseguir mais pontos no tempo designado (três minutos).
As competições do Karatê nas olimpíadas de Tokyo serão no período de 4 a 7 de agosto e começarão sempre a partir das 23 horas horário de Brasília.
Como funcionou a classificação para Tóquio 2020
A conquista de uma vaga olímpica é sempre um processo complexo. Para Tóquio são 10 vagas por categoria (kata masculino, kumite masculino, kata feminino e kumite feminino); uma já reservada ao país sede da edição. Cada país pode ter apenas um atleta por categoria, totalizando no máximo 8 atletas no geral. Das 9 vagas restantes, 4 foram provenientes do ranking olímpico, as quais o mundo todo concorre. Outras 3 vagas foram decorrentes dos eventos classificatórios de cada categoria, realizados previamente, nos quais cada país enviou os seus respectivos representantes. E as últimas 2 vagas, foram vagas continentais, nas quais cada continente utiliza de critérios próprios para escolha.
O Karatê é uma ótima modalidade para crianças, jovens e adultos e em Itaberaba os interessados podem treinar na ASKADOI uma academia com 46 anos de tradição.
@askadoi



