KARATÊ KYOKUSHINKAIKAN

0
470

O fundador do estilo de Karate conhecido mundialmente como Kyokushinkaikan foi um coreano de nome Hyung Yee, que depois mudou para Masutatsu Oyama ou simplesmente Mas Oyama, e nasceu em 1923, em Kinje, na Coréia. Como na maioria das escolas de artes marciais o estilo se confunde com a biografia do seu fundador, podemos afirmar que uma boa parte da personalidade do criador de um estilo marcial fica solidificado na sua criação. Observamos de forma bastante forte nesta linha marcial Karate, denominada de Kyokushinkaikan, os traços do caráter do Mestre Mas Oyama que são acoplados a todo um complexo de conhecimentos marciais e filosóficos que fazem deste estilo um mecanismo de credibilidade e aceitação mundial.

A forma rígida e troncuda de Oyama, bem como seus feitos heróicos, como o ato de luitar com touros de mãos vazias, passando até mesmo pela responsabilidade da morte de um homem ao desferir um soco na testa, chegando aos seus feitos inesquecíveis, de quebramentos e multiplicidades de lutas ganhas por nocaute, o fizeram uma figura ímpar, levando-o juntamente com seu estilo para a história marcial mundial.

Pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação do Japão pelos aliados, diversas pessoas em um campeonato de Karate, em Tóquio, tiveram a oportunidade de presenciar uma cena marcante, após uma discussão entre dois homens, um japonês e um coreano: o japonês enfurecido partiu para cima do coreano com um punhal na não, mas rapidamente o coreano se esquivou e desferiu um forte soco em seu rosto que o matou instantaneamente. Este coreano tinha somente 24 anos e com este ato havia assinado seu nome, Mas Oyama, na história da marcialidade mundial.

Desde criança, Mas Oyama era amante e praticamente de artes marciais. Iniciou cedo treinando Chabee, uma luta coreana que mistura Jiu-Jitsu com Kempo. Em 1937, começou a treinar Karate, estilo SHotokan. Ficou neste estilo durante dois anos,mas, insatisfeito, resolveu- matricular-se na Takushuko University, com o objetivo de aprofundar-se no Karate. Treinou durante dois anos no distrito de Meijiro, em Tóquio, onde Gichin Funakoshi ministrava aulas.

Durante o conflito envolvendo o Japão, os Estados Unidos e a Grâ-Bretanha, com somente 18 anos, Oyama entrou para o Exército Imperial e se juntou a Butokukai, uma organização governamental de unificação das diversas artes marciais. Na Oportunidade, tornou-se membro da Kokai, onde se especializou em técnicas de espionagem e guerrilha. Durante esse período, participou de inúmeros treinamentos mentais, que o ajudaram a ter uma doutrinação mental desenvolvida, obtida através de isolamentos para somente praticar o Karate e os princípios espirituais e mensais, que são muito fortes dentro do seu estilo marcial.

A riqueza na vida de Oyama se fez não somente no Karate, mas no trabalho social deixado ao falecer em 26 de abril de 1994, aos 70 anos. Ele escreveu 12 livros, seis em japonês, e impressionou o mundo com uas técnicas de quebramentos. Conseguia quebrar mais de 30 telhas com um único golpe, além de tijolos e pedras, mas o que realmente o deixou famoso foi a luta com touros com as mãos vazias.

O nome Masutatsu Oyama, que significa “elevação da alta montanha” , foi adotado pelo criador do estilo Kyokushinkaikan quando ele passou realmente a se dedicas à prática e divulgação do Karate. Ainda na Coréia, iniciou muito cedo nas artes marciais, porém ainda em sua terra natal, além do Chabee praticou outras modalidades marciais, como o Boxe Shaolin, o Tae-Kyon e o Tae-kwon-pup. Estas duas últimas linhas marciais foram posteriormente combinadas para dar origem ao Taekwondo.

O grande desejo de Oyama, na época que foi para Tóquio, era ser como Otto Von Bismark, um famoso lutador ocidental conhecido como o “Unificador da Alemanha” . Quando chegou em Tóquio, iniciou na prática do Judo no Kodokan, o quartel-general desta arte marcial. Também fez Karate Shotokan e, em 1940, passou a treinar o estil Gojo-ryu. Foi aluno de So Neishu, que também era coreano, de nome original Cho Hyung Ju. O mestre de So Neishu era Gogen Yamaguchi, o Gato , que foi um dos expoentes do Karate Goju-ryu e figura bastante respeitada no meio marcial japonês pelo fato de ser um excelente lutador e um grande estudioso das técnicas de espiritualidade.

So Neishu era bastante ligado à espiritualidade e influenciou Oyama aos estudos dos princípios filosóficos e espirituais chineses e japoneses. Após algum tempo, Oyama passou a treinar diretamente com o Mestre Yamaguchi, ampliando mais ainda sua visão espiritual relacionada ao Karate.

Em 1947, Oyama começou a fazer história no Karate ao vencer o All Japan Karate Championship, em Kyoto, no Kawruyama Gimmasium. Em 1948, após ter passado alguns meses na prisão por ter matado um japonês com um soco, como foi relatado anteriormente, Oyama resolveu se exilar durante 18 meses no Monte Kiyosumi, no distrito de Chiba, para treinar karate e se aprofundar no desenvolvimento espiritual. Paulatinamente foi desenvolvendo um Karate Forte e potente, centrado no contexto espiritual. Finalmente, resolveu realizar feitos marciais inspirados nos antigos mestres de artes marciais de Okinawa, que era a matança de touros com as mãos.

Inicialmente, Oyama foi a diversos matadouros da prefeitura de Chiba para testar sua técnica marcial para matança de touros. Após algumas tentativas sem sucesso, conseguiu matar o primeiro touro. Por fim, em 1950, lutou com um touro em uma arena no Japão, obtendo pleno sucesso.

Mais tarde, tornou-se famoso por enfrentar nos Estados Unidos e no Japão 52 touros, matando 3 e quebrando o cifre de 49. Sua fama ficou tão grande que, em um desses combates com touros foi filmado por uma produtora de nome Shochiku Motion Picture.

Em 1957, a Internacional Karate Organization Kyokushinkaikan, que significa Associação de Extrema Verdade e que foi fundada por Oyama, passou a ser o centro deste estilo em todo o mundo. O termo Kyokushinkaikan significa “a organização ou escola que se aprofunda na verdade ou a organização que via de encontro à essência da verdade”

Atualmente, o estilo de Karate Kyokushinkaikan é reconhecido e respeitado em todo o mundo pela potencialidade marcial e pela organização filosófica e espiritual.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here