CAMPEONATO MUNDIAL OKINAWA TRADICIONAL RENGOKAI ATLANTA-EUA 2001

0
652

Há 20 anos atrás nos dias 09, 10 e 11 de agosto os itaberabenses José Antonio (Toinho) e seu irmão Cleuber Azevedo, filhos do sensei José Rebouças Azevedo e Nilza Carneiro, integraram a seleção brasileira de Karatê Shorin-Ryu que tinha na época como grande mestre o sensei Yoshihide Shinzato (in memorian) e conquistaram um título inédito para Itaberaba e para a ASKADOI (Associação de Karatê-Dô de Itaberaba) e a Chapada Diamantina. Juntos os irmãos conquistaram um grandioso feito trazendo para Itaberaba 04 medalhas de ouro conquistadas nos Estados Unidos. Cleuber foi campeão na categoria shiai kumitê (luta com adversário real) na categoria – 70 kg e José Antonio foi campeão no Kata individual Shorin-Ryu, Kata (luta imaginária) individual absoluto (campeão dos campeões) competição que reuniu apenas os campeões de cada sendo eles Shorin-Ryu, Uechi-Ryu e Goju-Ryu de idades diferentes e a medalha de ouro no shiai kumitê (luta com adversário real) na categoria -75 Kg.

Toinho e Cleuber após receberem suas medalhas e certificados

A competição contou com a participação de mais de 1.000 inscritos de diversos países inclusive o Japão representado por Okinawa. Na final do Kata individual campeão dos campeões o sensei Toinho superou um Okinawano filho de um grande mestre da ilha onde o Karatê surgiu.

No Shiai Kumitê o sensei Cleuber venceu na final o atleta brasileiro do estado de São Paulo Caio após vencer 04 combates com atletas de vários países diferentes.

Cleuber X Caio

Já o sensei José Antonio (Toinho) após vencer 04 atletas de países diferentes enfrentou na final o experiente atleta de Goiás, sensei Resende o superando e conquistando a medalha de ouro na categoria – 75 Kg.

“Conquistar esse título internacional nos Estados Unidos para mim e Cleuber foi algo incrível e fomos muito abençoados por DEUS, temos certeza que foi ELE que fortaleceu nossas mãos e esteve a frente de tudo, por isso A ELE TODA GLÓRIA E TODA HONRA! é como diz o provérbio bíblico”: “O cavalo se prepara para a batalha mas a vitória vem do SENHOR e em vão vigia a sentinela se o SENHOR não guardar a cidade” disse o sensei Toinho. Foram muitas dificuldades para conseguir patrocínio para viajar e inclusive para conseguir o visto americano, foi uma luta. Gostaríamos de aproveitar e agradecer a todos que colaboraram, nossos familiares e amigos, ao nosso presidente da Askadoi Edvando Cerqueira, empresários e a Prefeitura Municipal de Itaberaba que na época era administrada pelo prefeito Jadiel Mascarenhas (in memorian) e o secretário de esportes que era Joás que nos apoiaram também.

Itaberaba representada em Atanta-EUA

Não podemos deixar de agradecer a uma Itaberabense MARISA e seu esposo Tadeusz que puderam testemunhar esse grande feito do esporte de Itaberaba. Marisa e Tadeusz moram em Atlanta e assistiram as competições e nos deram apoio lá nos Estados Unidos.

Cleuber, Marisa e Toinho

Estamos comemorando 20 anos dessa grande conquista, esperamos que o Karatê de Itaberaba continue recebendo apoio para que em breve nossos atletas façam feitos ainda maiores.

Lembramos ainda que no Karatê não visamos apenas formar campeões nos tatamis mas também na vida, através da disciplina e filosofia do Karatê que preserva valores morais muito importantes para a formação de todos, principalmente das crianças e adolescentes.

Delegação brasileira
Toinho na fina do Kata

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here