SOBRE O KRAV MAGÁ

0
301
Foto oficial do seminário de Krav Magá

Krav-Maga (em hebraico, “combate de contato”) é o sistemas de defesa pessoal israelense  desenvolvido por Imi Lichtenfield para ser utilizada em situações de sobrevivência.

Utilizado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e adotado por organizações como o FBI, CIA e SWAT, assim como pelo BOPE e pela Marinha do Brasil, sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças e as manobras de defesa e ataque simultâneos, sendo muito eficiente em situações de múltiplos oponentes.

O Krav-Maga tem como pano de fundo a vivência de Imi em diversas artes marciais (como o boxe, o judô, o jiu-jitsu e a luta greco-romana), aliada a outras experiências que faziam parte de seu repertório (como a dança, o trapézio e o arremesso de facas), e seu amplo conhecimento sobre a anatomia humana. Os primeiros movimentos do que viria a se tornar o Krav-Maga foram ensinados primeiramente por seu pai em Bratislava, onde Imi cresceu, com o objetivo de ajudar a comunidade judaica a se proteger dos nazistas.

Prof. Franck, o mestre que ensinou os primeiros passos do Krav Magá ao instrutor José Antonio

Posteriormente, o Krav-Maga foi ensinado para o exército judaico e, com o estabelecimento do Estado de Israel em 1947, Imi se tornou o Instrutor Chefe de Condicionamento Físico e Defesa Pessoal das Forças de Defesa de Israel, onde serviu por 20 anos, aprimorando o seu método de combate.

Em 1970, Imi deixou o serviço militar, mas continuou trabalhando para aperfeiçoar o Krav-Maga e adaptá-lo às necessidades civis.

Imi Lichtenfield morreu em 1998 em Israel, mas seus alunos continuaram a ensinar e difundir o Krav Magá e esse sistema de defesa pessoal cada vez mais vem se tornando conhecido no mundo todo.

Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav-Magá mostra ao cidadão comum como exercer seu direito à vida em um cenário de violência.

Em Itaberaba, o Krav Magá foi implantado pelo instrutor José Antonio, faixa marrom formado pela FBKMK (Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap), com a ajuda do professor Franck Mascarenhas (vice presidente da FBKMK). Além de ser instrutor de Kapap pela IKA, que tem como presidente o mestre Moshe Galisko, o professor José Antonio também é faixa preta 5º Dan de Karatê, com 40 anos de prática nessa tradicional arte marcial. As aulas de Krav Magá acontecem as terças e sextas na Askadoi.

A FBKMK  tem como presidente o mestre Veruilson Nogueira e a sede da Federação é em Goiânia-GO.

Alguns praticantes do Krav Magá em Itaberaba
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here