O KRAV MAGÁ E A FBKMK

0
56

 

Instr. Toinho no congresso Internacional em Goiânia.

A FBKMK

A Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap – FBKMK é uma organização constituída de acordo com as leis brasileiras que mantém vínculo com organizações diretas de Israel. Nossa equipe na Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap – FBKMK, há anos se mantém envolvida no desenvolvimento, aperfeiçoamento de estratégias em Defesa Pessoal para lhe ajudar a lidar com várias formas de violência. Temos como missão o desenvolvimento de treinamentos inovadores e eficazes de luta contra ataques violentos, criminosos ou terroristas.

Somos uma organização profissional que atualiza e aperfeiçoa seus conhecimentos, todo ano com treinamentos realizados diretamente em Israel ou trazendo instrutores Israelenses para o aperfeiçoamento de nossos instrutores. Sua experiência na FBKMK melhorará suas habilidades práticas e o entendimento acerca de seu adversário. Nossas instruções irão capacitá-lo para combater eficientemente a todos os tipos de violência.

Nossa metodologia envolve intensa simulação de combate e defesa a vários tipos de agressões através de métodos comprovados para lidar com situações ameaçadoras. Os participantes serão expostos a uma série de exercícios e treinamento que buscam prepará-los para lidar com potenciais ataques de agressores, criminosos, sequestradores, perseguidores e terroristas.

Instr. Toinho com o mestre Moshê Galisko

 

OS NOSSOS OBJETIVOS

 

A prevenção, repressão e intervenção contra agressores violentos de toda natureza.
Buscamos compartilhar nossa metodologia exclusiva e a experiência prática adquirida no nosso trabalho diário, com grandes mestres Israelenses e com os colegas profissionais da área de segurança em todo o mundo, bem como melhorar a capacidade operacional do aluno sob condição de stress.

Melhoramos suas habilidades físicas e mentais através de treinamento intensivo e muita preparação. Nosso treinamento ocorre sempre em vários tipos de ambiente e proporciona uma troca de experiências com profissionais de diversas áreas e origens.

 

Mestre Nogueira e Franck com participantes do congresso internacional em 2015.

O Krav Magá

O Combate de Contato ou ‘ Krav Magá é um sistema de Defesa Pessoal de origem Israelense e consiste num método de combate corporal (Ful Contact) muito assertivo e eficaz. Trata-se de uma forma de luta e defesa pessoal que tem como objetivo principal a salvaguarda de interesses e a defesa da honra de todos os seus praticantes.

É, atualmente, um dos métodos de Autodefesa mais eficientes do mundo e dirige-se a todas as pessoas que querem aprender a defender-se de ataques individuais ou em grupo (com ou sem armas de ataque). A sua prática envolve técnicas próprias de luta e a realização de socos, torções, pontapés e golpes certeiros em locais específicos do corpo do adversário. Por outro lado, os praticantes trabalham a sua autoconfiança e tornam-se pessoas mais ágeis e flexíveis.

 

Atualmente, em torno do mundo, inúmeras Forças Militares de Segurança Pública e Privada, treinam o Krav Magá. Devido à facilidade de movimentos e a rapidez de aprendizagem. Mas principalmente porque é um sistema de defesa pessoal que dá resposta às necessidades dos Grupos Operacionais. Alguns exemplos de agências de segurança que praticam o Krav Magá são: CIA, FBI, SWAT (Estados Unidos da América); GIGN (França); GOE, PJE (Portugal) e todas as Forças Israelenses.

A Filosofia do Krav Maga destaca a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos e agressão e não possui uma federação esportiva oficial. O Krav Maga é uma técnica extremamente prática e eficaz para uma situação de violência em todo tipo de ambiente cujas principais características são:

-Prático: uso de manobras simples e naturais;

-Efetivo: visa a rápida neutralização do adversário;

-Seguro: prevendo riscos de ferimento para o profissional;

-Simples: isento de elementos cerimoniais ou espirituais;

-Baixo investimento: alto nível de desempenho técnico em um curto espaço de tempo;

-Para todos: não exige extremas condições de preparo físico.

Estas características, são fundamentais na escolha da disciplina implantada como padrão no sistema tático operacional da organização.

Prof. Toinho e o mestre Moshê Galisko (Israel) durante curso de formação de instrutor de Kapap.

 

Seus princípios básicos e manobras seguem os seguintes critérios:

O mais rápido;

O mais forte;

O mais curto;

O mais natural.

 

No final de 2011, bastante embasado com informações internacionais sobre toda a

história do Krav Magá e Kapap, em Israel, no mundo e no Brasil, com diversos contatos com mestres israelenses, e principalmente vendo que os sistemas de defesa pessoal Israelense estavam evoluindo, Mestre Veruílson Nogueira visualizou que estava chegando a hora de montar uma Federação de Krav Magá e Kapap para desenvolver um trabalho de maneira transparente, ético, sério e respaldado nas leis brasileiras, principalmente jurídica, onde estaria ligado diretamente aos melhores mestres de Kapap e Krav Magá de Israel, bem como estudar artes marciais e sistemas de defesa pessoal para agregar valores ao Kapap e Krav Magá.

Em 2012 nasce a FBKMK – Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap – fundada pelo Mestre Veruílson Nogueira. Nesse mesmo ano o professor Franck Mascarenhas cria a ABKMK – Associação Brasileira de Krav Magá e Kapap –  registrando-a no 1º Cartório de Ofício de Pessoas Jurídicas, na cidade de Salvador e logo em seguida trabalhando para a retirada do CNPJ. A FBKMK foi devidamente registrado em cartório e logo depois retirado o seu CNPJ para poder trabalhar totalmente amparada pelas leis brasileiras.

Em julho de 2012 ocorre o primeiro evento oficial da FBKMK, o curso de nivelamento de instrutores e professores de Krav Magá, na cidade de Goiânia, durante 08 dias. Neste mesmo ano, em outubro de 2012, Mestre Veruílson Nogueira vai pela terceira vez até Argentina para poder participar de um curso de formação de instrutor de Kapap ministrado pelo Mestre Moshe Galisko. Ao retornar ao Brasil fora elaborado que em 2013 a FBKMK estaria trazendo o Mestre Moshe Galisko para ministrar um curso de formação de instrutores de Kapap.

Em agosto de 2013 o que fora sonhado, agora esta sendo realizado, a FBKMK estava organizando o seu segundo evento oficial, que seria o primeiro curso internacional de formação de instrutores de Kapap para os professores e instrutores de Krav Magá, ministrado pelo próprio Mestre Moshe Galisko, considerado no cenário internacional como um dos melhores mestres deste sistema altamente eficiente de defesa israelense, o Kapap, vale salientar que o Moshe Galisko é filho de um dos criadores do Kapap. No término deste evento, o Mestre Moshe Galisko denominou o Mestre  Veruílson Nogueira como o único representante oficial da IKA – International Kapap Association, nascendo a IKA Brasil que é ligada diretamente à FBKMK.

Em novembro de 2013. Mestre Veruilson Nogueira viaja para Israel, local que realiza algumas parcerias para a FBKMK.

Atualmente a FBKMK é a representante oficial das atividades da IKA, cuja a sede é em Israel, sendo considerada uma das mais respeitáveis escola de Kapap do mundo, tendo o Mestre Moshe Galisko a frente da mesma. No mês de abril de 2014, A FBKMK envia 06 instrutores para participarem do 2º seminário de artes marciais israelense. No qual se encontrava presente vários instrutores de Kapap, Krav Magá e outros sistemas de combate israelense. A FBKMK, também está estudando algumas propostas de alguns mestres israelenses para representar suas escolas de Krav Magá no Brasil.

Em breve estará enviando mais professores e instrutores para realizar cursos de instrutores de Krav Magá e Kapap em Israel, em instituições reconhecidas pelo estado de Israel, como o Instituto Wingate. Parcerias internacionais, na Europa e EUA estão sendo também estudadas, bem como a troca de conhecimentos e cursos de defesa pessoal com renomados mestres, de Krav Magá e Kapap, além de outras artes marciais e sistemas de defesa pessoal para agregar valores.

Em 2016 o mestre Nogueira voltou a Israel com uma delegação inclusive com os professores baianos Franck Mascarenhas e Reginaldo Tadeu. Nesse evento o mestre Nogueira ministrou instrução estando presentes grandes autoridades do Krav Magá e Kapap. Nesse evento os brasileiros conquistaram grande respeito devido ao nível técnico apresentado pelos kravistas presentes na delegação.

O mestre Nogueira desde então nos anos seguintes 2017 e 2018 retornou a Israel para participar do Festival de Artes Marciais Israelenses sempre levando consigo outros kravistas da FBKMK.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here