O KARATE-DO COMO FILOSOFIA DE VIDA

0
51

 

O Karate-do é uma arte marcial que vai além dos tatames. Essa é uma frase muito comum entre os caratecas que buscam manter viva as tradições e ensinamentos dos antigos mestres e o legado deixado para nosso usufruto.

“O guerreiro deveria se esforçar em ser o mesmo na aparência, não obstante o que ele estivesse fazendo ou o que estivesse vestindo. Quer ele esteja simplesmente indo para o seu dia a dia ou indo para a guerra encarando a morte, ele deve ser o mesmo e agir igual confiante, calmo e preparado para agir, e completamente alerta internamente. ” (HASSEL, R.G. Conversations with the master: Masatoshi Nakayama. St. Louis: Palmerston & Reed Publishing Companha (1983) 245 p.)

O melhor uniforme que um carateca pode vestir é sua conduta irrepreensível seja dentro ou fora do tatame, os treinos dia-a-dia conduzem ao aperfeiçoamento do caráter.

O Karategi (Kimono) é um bom exemplo, é possível fazer uma analogia com a nossa vida; e mantê-lo sempre limpo é como uma tarefa árdua, pois quando você treina firme e o suor escorre sobre sua face, faz o seu corpo expelir simbolicamente a sua energia causando uma fadiga temporária em seu corpo, e é nesse ponto você constata que seu Karate Gi começa a ficar com tons amarelados, é como regurgitar o que não é bom para nosso corpo, o que obviamente só pode ser desencadeado pelo suor e do seu esforço, aquela tarefa diária mais difícil acaba por ser realizada e você acaba de liberar todas as energias negativas que acumula no dia-a-dia, deixando assim também seu espírito limpo.

Em resumo você limpa a sua casa (Corpo), e joga as impurezas para o meio externo (Ambiente).

Assim é o Karate-do como filosofia de vida, você passa expelir constantemente através dos treinamentos os pensamentos pretenciosos, a soberba e a raiva, e isso ocorre durante as sessões de treino. Assim estaremos fazendo a mesma tarefa de limpeza do Karategi, porém estaremos consequentemente purificando a nossa mente e eliminando os seus pensamentos ruins, substituindo-os por objetivos realmente importantes a manutenção de nossas vidas.

As pessoas desde muito cedo são orientadas a aprenderem as tarefas para desenvolvimento físico, você idealiza algo e executa, simples assim. No Karate-do somos conduzidos a compreensão de aspectos mentais, emocionais e psicológicos.

Não importa a dificuldade que você enfrentará em seu dia. O carateca quando bem treinado o fará sem hesitar, mesmo se precisar repetir mil vezes até conseguir. Como o samurai quando diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito.

Não haverá chuva o sol forte o suficiente que nos fará recuar, apenas a simples realização de nosso objetivo. E não me refiro apenas aos exercícios e golpes de Karate, mas qualquer tarefa em nosso cotidiano.

Nosso exercício diário como Karateca é olhar para as variadas tarefas através de níveis de dificuldades, uma coisa é certa sempre iremos em busca superá-los progressivamente.

Por: Jefferson Oliveira

Fonte: Diário de um estudante de Karatê

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here