O início da Federação Baiana de Karate

0
77

A FBK tem sede e foro na cidade do Salvador. Inicialmente filiada a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PUGILISMO hoje é filiada a CONFEDERAÇÃO BRASILERIA DE KARATÊ, entidade vinculada ao COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO e a WKF – World Karatê Federation.

A Federação Baiana de Karatê foi a primeira Federação desse esporte fundada no Brasil, em outubro de 1972 e até hoje serve de modelo para as mais novas.

Embora a FBK tenha sido fundada, em sua totalidade, por praticantes do estilo SHOTOKAN, posteriormente foram filiados Clubes que praticavam os estilos SHORIN-RYU e GOJU-RYU. No SHORIN-RYU destacaram-se como seus pioneiros divulgadores os Professores Renato Pereira (Associação Atlética Feirense) e José Rebouças Azevedo (ASKADOI/ITABERABA). O GOJU-RYU, embora tenha sido implantadas pelo Prof. João Maria, (afastado das atividades da Federação), a divulgação e preservação do estilo tem sido do Prof. WILSON PONTES DE MELO, residente e domiciliado na cidade de Itabuna, sul da Bahia.

Atualmente a FBK tem 80 clubes sendo 34 na capital e 46 no interior.

O grande idealizador da FBK foi o Prof. Denílson Caribé de Castro, o qual, tendo ficado com a herança técnica do Prof. Eisuke Oishi, realizou seu primeiro grande sonho que era implementar uma academia modelo. Assim fundou a ASKABA – Associação de Karatê da Bahia, uma das melhores academias do Brasil e comparada às grandes do Japão, tendo sido elogiada pelos Mestres que por ela passaram. Não satisfeito pretendeu regularizar e regulamentar o karatê no Estado da Bahia, o seu segundo sonho. Assim, juntamente com outros grandes companheiros de luta e com a assessoria do Sr. Fauzi Abdala João, fundou em 23 de outubro de 1972, a FEDERAÇÃO BAIANA DE KARATÊ (FBK), que se tornou uma das Federações mais respeitadas na constelação da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PUGILISMO. Posteriormente a FBK foi uma das fundadoras da CONFEDERAÇÃO BRASILERIA DE KARATÊ, sonho que o Mestre Caribé não pode ver realizado por causa da sua morte.

Primeiro baiano a galgar a faixa preta, Prof. Denílson Caribé de Castro recebeu o título de PATRONO DO KARATÊ BRASILEIRO, homenagem póstuma concedida pelos inestimáveis serviços prestados ao Karatê brasileiro. Também lhe foi outorgada a graduação de 8º grau, sendo um dos poucos Mestres brasileiros a atingir essa graduação, naquela época. A ASKABA juntamente com a FBK, promove anualmente a TAÇA DENÍLSON CARIBÉ que agora é de nível nacional, onde os melhores atletas da Bahia participam a fim de homenagear o grande Mestre Denílson Caribé.

Fonte: Site da FBK www.fbk.org.br

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here