LEMA DO KARATÊ

0
942

LEMA DO KARATÊ
DojokunSegundo explanação do Prof. Osvaldo Messias

1. “Esforçar para a formação do caráter

O caráter de uma pessoa é aquilo que a distingue diante das outras: é aquilo que lhe é próprio. Nosso caráter é desenvolvido pela educação recebida dos pais, professores, pela cultura de nosso povo e pelos padrões de comportamento veiculados pelos meios de comunicação, que tão grande impacto têm exercido no desenvolvimento da pessoa humana. No entanto, nosso caráter, isto é, nossa propriedade, aquilo que nos define diante dos demais, pode ser desenvolvido não apenas como reflexo de uma educação externa, mas também com a nossa participação consciente. O Karatê é um processo de auto-conhecimento e de investimento no crescimento pessoal e, como tal, resulta em frutos que podem ser grande valia para o indivíduo.

2. “Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão

Fidelidade tem dois significados: Em primeiro lugar, quer dizer que nós acreditamos em um determinado princípio. Em segundo lugar, significa que somos fiéis a esse princípio. Na realidade, o sentido da fidelidade só é encontrado naqueles que são fiéis, não naqueles que apenas afirmam que acreditam no princípio. Quanto à razão, afirma um grande pensador que ela é o maior bem distribuído entre os homens. Com ela é possível diferenciar as coisas e adquirir conhecimento. No entanto, ser dotado de razão não quer dizer que se vive de acordo com a razão: “não basta ter espírito bom, é necessário dirigí-lo bem”. O espírito do homem é rico em possibilidades, mas se for mal dirigido, acabará por negar a sua própria riqueza. A prática do Karatê nos proporciona o maior fruto do espírito, “o equilíbrio”.

3. “Criar o espírito de esforço

Quando vemos uma pessoa apresentando esforço no rosto, ou algum movimento do corpo, podemos ir mais além e verificar que o esforço, na realidade, não está no corpo, mas no sentimento interior, no espírito e no pensamento das pessoas. Uma pessoa que alimenta idéias de persistência e de otimismo é alguém que desenvolve o espírito de esforço. Esse espírito pode ser visto, por outro lado, em rostos e corpos que não aparentem o menor movimento, porque o espírito tranqüilo gera energias, enquanto o espírito exaltado e agitado as consome. No Karatê, aprende-se a lidar na vida com calma, porém com firmeza, e é nisto que consiste o espírito de esforço: não no esgotamento da força mas, no estágio mais desenvolvido de nosso espírito, na sua conservação e na geração de serenidade e de tranqüilidade. Onde há esforços não há violência. Este esforço pode ser traduzido na sentença de Funakoshi: “Nós não . aprendemos para lutar, nós lutamos – isto é nos esforçamos – para aprender”. O espírito de esforço é a força do espírito.

4. “Respeito acima de tudo

Apesar dos Códigos legais imporem penas aos que desrespeitam seus semelhantes, eles não têm possibilidade de alcançar o interior das pessoas e influenciá-las, isto é tarefa dos educadores. O Karatê como atividade educativa, tem como princípio levar o indivíduo a perceber a si mesmo e o seu semelhante, não só isso mas, também, conscientizá-lo do valor do Respeito, não só ao semelhante, mas a si mesmo. O Respeito pelo outro não significa uma anulação do próprio ego e o respeito por si não quer dizer a anulação do outro.
Uma pessoa pode desrespeitar a si mesma, adotando comportamentos agressivos para com seu próprio corpo, ou para com seu espírito: é sempre adequado indagar qual a finalidade das decisões que tomamos em relação ao nosso bem estar e ao nosso desfrute sadio da vida. Podemos evitar maus alimentos, más conversas, maus ambientes, más leituras e maus hábitos. Assim, estaremos conservando o respeito por nós mesmos.
Por outro lado, uma pessoa pode também respeitar a seu próximo, não porque os Códigos Legais são punidores, mas porque todo ser humano tem um valor como pessoa e porque a “boa vontade” é uma virtude do espírito que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. O Karatê é uma maneira de se chegar a ela e ao respeito. Desse ponto de vista, o Karatê apresenta uma grande utilidade para o desenvolvimento humano e a paz social e política, não só entre os cidadãos de um mesmo país, mas entre todos os homens e todos os países.

5. “Conter o espírito de agressão

Se por um lado, o espírito tranqüilo gera energias e serenidade, o espírito exaltado e agitado gera agressividade, contra a própria pessoa e contra os outros.
O lutador de Karatê é ponderado e prudente. Ele aprende que os “Katás” começam com defesas e que no Karatê não há golpes de agressão. O principal objetivo da arte do Karatê não é o outro como alvo, mas a própria pessoa. Isto vai provocar uma caminhada para a consciência de si mesmo e para a superação de aspectos negativos do comportamento e da mente. Na realidade o Karatê é uma reeducação da mente e dos padrões de comportamento. Quando se diz : “Conter”, afirma-se que o homem é capaz de mudar os padrões de pensamentos agressivos em pensamentos de respeito e equilíbrio. A prática do Karatê vai aos poucos, modificando os padrões de pensamentos e substituindo os pensamentos de agressão por pensamentos de harmonia.

DOJO KUN – O LEMA DO KARATÊ

O Dojo Kun é o conjunto de mandamentos do praticante de Karatê.

HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO

Sempre – Esforçar-se para formação do caráter

HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO

Sempre – Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão

HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

Sempre – Criar o intuito de esforço

HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO

Sempre – Respeitar acima de tudo

HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO

Sempre – Conter o espírito de agressão

“Vocabulário”

DOJO -local onde se pratica uma arte marcial; academia
KUN -mandamento; obrigação
HITOTSU -um; uma unidade
JINKAKU -caráter; personalidade
KANSEI – formação; conclusão; término; acabamento
TSUTOMURU – esforçar-se; empenhar-se; tentar arduamente
MAKOTO -verdade; sinceridade; honestidade
MICHI – caminho
MAMORU -obedecer; respeitar; gu ardar; cumprir; defender
DORYOKU -esforço; empenho
SEISHIN -espírito; alma; vontade; intenção; mentalidade
YASHINAU -alimentar; sustentar; manter; criar
REIGI – etiqueta; cortesia; civilidade; boa educação; respeito
OMONZURU – respeitar; ter muita consideração em; apreciar; estimar; venerar; honrar
KEKKI -impetuosidade; arrebatamento; violência
YU -vigor; coragem
IMASHIMURU – repreender; proibir; reprimir; conter
KOTO – sufixo que transforma a expressão numa ordem

“Preposições”:

NI – para
NO -de; do; da
O -indica objeto direto

“Termos usados no Dojo”

AKA- vermelho
SHIRO -branco
SHOMEN NI REI-cumprimento para frente
SHINPAN NI REI -cumprimento aos árbitros
OTAGAI NI REI- cumprimento entre os lutadores
SAGATE SUWATE-recuar e sentar
NAKAE- orden para entrar na área da luta
SHOBU IPPON HAJIME-inicia a luta – disputa por um ponto
TSUZUKETE HAJIME -reiniciar a luta
YAME-para a luta
AKA JOGAI IKKAI- vermelho saiu da área de luta uma vez
AKA JOGAI NIKAI SHIRO WAZA ARI-vermelho saiu da área de luta duas vezes – meio ponto para o branco
SHIRO JOGAI NIKAI SHIRO WAZA ARI-branco saiu da área de luta duas vezes – meio ponto para o vermelho
YOWAI- golpe fraco
TORIMASEN-não marcou ponto
AIUCHI- lutadores aplicaram golpes simultâneos
MIENAI- árbitro não viu
ATOSSHIBARAKU- 30 segundos para o fim da luta
SOREMADE- fim da luta
JIKAN – tempo reunião de determinados árbitros auxiliares
FUKUSHIN SHUGO- reunião de todos árbitros auxiliares
HANTEI- decisão dos árbitros
KETEISEN- luta decisiva
KEIKOKU -infração leve
CHUI- infração moderada
HANSOKU-infração grave
TAIDO-conduta anti-esportiva
SHIKKAKU – desclasificado
MUNO SHIKKAKU-desclasificado não sabe karatê
WAZA ARI- meio ponto – golpe semi-perfeito
IPPON- um ponto – golpe perfeito
AWASETE IPPON -dois
WAZA ARI- reconhecidos como um
IPPON AKA NO KACHI-vitória do vermelho
SHIRO NO KACHI- vitória do branco
AKA KIKEN SHIRO NO KACHI -desistência do vermelho – vitória do branco
SHIRO KIKEN AKA NO KACHI-desistência do branco – vitória do vermelho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here