História do Karatê em Itaberaba

0
181

Nos anos 60, um grupo de pessoas liderados pelo mestre de capoeira Orlando Cordeiro, praticava esta arte e na época o principal aluno era José Rebouças Azevedo. Devido às dificuldades da época e a falta de espaço para a prática da capoeira muitas vezes as aulas eram ministradas na beira do açude Juracy Magalhães. Em 1972, foi alugada uma casa na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, onde foi aberta uma academia com o nome de CECUFI (Centro de Educação Física de Itaberaba). José Rebouças dava aulas de capoeira e Adenor Lima, que também já praticava capoeira, dava aulas de halterofilismo hoje conhecido como musculação.

José Rebouças (esquerda) e Ari Pina fazendo Jiu Kumitê

Nos anos 70 o Karatê passou a ter uma procura muito grande devido aos filmes que eram mostrados no cinema, passando inclusive um lado que não é verdadeiro no Karatê-Dô, que é a violência e a ficção. Motivados por um grupo de Karatecas liderados pelo saudoso mestre Denílson Caribé (patrono do Karate brasileiro), que fizera uma apresentação no Clube Social de Itaberaba, Adenor Lima, que em Feira de Santana conheceu o Prof. Ari Pina Duarte, convidou-o para fazer uma apresentação de Karatê em Itaberaba, esta apresentação aconteceu no Humaitá Esporte Clube.

Após a demonstração ficou acertada a vinda do Prof. Ari Pina, para dar aulas de Karatê em Itaberaba. O primeiro exame de faixa em Itaberaba aconteceu no Clube Social com 41 atletas inscritos. O prof. Rebouças conta que ficou tão nervoso que começou o Pinhan Shodan para o lado direito, quando na realidade a saída deste Kata é para o lado esquerdo. Destes 41 atletas que fizeram exame só continua praticando o Karatê-Dô hoje o Sensei José Rebouças, atualmente faixa preta 6º Dan, instrutor chefe da ASKADOI (Associação de Karatê-Dô de Itaberaba) e atualmente vice presidente da FBK. Com o passar do tempo, o número de alunos caiu e o Prof. Ari Pina, já não vinha mais dar aulas enviando alguns dos seus alunos mais experientes. Muitas vezes o Prof. Rebouças levava alguns desses para dormirem em sua casa, pois o dinheiro era pouco e não dava para pagar hotel.

José Rebouças ainda como aluno em treinamento

Não tendo condições de vir mais ninguém de Feira de Santana para Itaberaba, José Rebouças começou, com muita dificuldade a ir a Feira de Santana a fim de treinar. Por muitas vezes dormiu no ponto de apoio de Milagres esperando carro para chegar em Itaberaba. Quando Rebouças conquistou a faixa marrom passou a dar aulas para um pequeno grupo de pessoas, hoje faixas pretas a exemplo de Adenor Lima, Samuel Souza, Manoel José dos Santos, Nelson Lopes, Romeu, Hermínio Félix entre outros. Para manter a academia em Itaberaba, foi aberto um Dojô em Wagner, mas a dificuldade eram muito grande, muitas vezes Rebouças viajou em cima de caminhão pegando carona, pois não tinha na época transporte direto. Quando Rebouças ia para Santos-SP, treinar com o Mestre

Apresentação de Karatê no Club Social

Shinzato na União Shorin-Ryu Kartê-Dô Brasil, Samuel Oliveira o substituía. Em 1978, José Rebouças prestou exame para faixa preta na União Shorin-Ryu em Santos-SP, juntamente com outros alunos do Prof. Ari, sendo o único a ser aprovado naquela oportunidade. Depois Adenor e Manoel prestaram exame e conquistaram também a faixa preta. Como a Associação Pina de Karatê-Dô não era filiada Federação Baiana de Karatê e a Federação Baiana não aceitava o diploma da União Shorin-Ryu, a faixa preta não era reconhecida, e quando José Rebouças tomou conhecimento disto, começou junto com o Sensei Renato Pereira, instrutor chefe da Associação Atlética Feirense, a lutar pela filiação junto a Federação Baiana de Karatê (FBK).

Até então a FBK só tinha no seu quadro de filiados academias do estilo Shotokan e não foi fácil para os professores José Rebouças e Renato Pereira conseguirem filiar seus clubes já que praticavam o estilo Shorin-Ryu que era desconhecido na época. Estes professores tiveram que demonstrar muita paciência e persistência, por muitas vezes Rebouças e Renato, foram ignorados quando chegavam à sede da ASKABA (Associação de Karatê da Bahia), para tratar junto ao Prof. Denílson Caribé e com o presidente da FBK na época Fauzi Abdala João, sobre a filiação. Rebouças e Renato não desistiram e após muita persistência, a FBK aceitou a filiação de clubes do estilo Shorin-Ryu.

Com o nome de ASSOCIAÇÃO DE KARATÊ-DÔ DE ITABERABA, a ASKADOI foi organizada em 08/04/1979, mas somente foi reconhecida como filiada a FBK (Federação Baiana de Karatê) em 1983 quando foi recebido o ofício de nº 79/83 em 01 de agosto de 1983 e a partir deste momento a ASKADOI finalmente estava filiada oficialmente junto a FBK. A persistência dos professores José Rebouças Azevedo e Renato Pereira, abriu caminho para outros Clubes do estilo Shorin-Ryu filiarem-se a FBK, hoje existem escolas e praticantes do estilo Shorin em diversas cidades do nosso estado a exemplo de Feira de Santana, Associação Atlética Feirense (Prof. Renato Pereira) e Instituto Panthers de Artes Marciais (Prof. Reginaldo Tadeu), Eunápolis (Prof. Bolívar, Citon e Ruy), Itamaraju (Prof. Eziro Vieira), Porto Seguro, Terra Mater (Prof. Carlos Vieira) além do clube do Prof. Santiago em Teixeira de Freitas.

A ASKADOI levou Karatê a várias cidades da Chapada Diamantina a exemplo de Iaçu, Ruy Barbosa, Utinga, Wagner e Seabra, mas atualmente somente o DOJÔ de Iaçu continua ativo com alunos treinando regularmente, o Prof. responsável por este DOJÔ é Manoel Almeida, faixa preta 3º Dan. Hoje o Karatê de Itaberaba é conhecido no Brasil inteiro devido ao Bi Campeonato brasileiro individual conquistado pelo atleta CLEUBER CARNEIRO AZEVEDO 1995/1996 (em Maceió-AL e Natal-RN). Além do professor Cleuber Azevedo (Faixa Preta 3º Dan) outro aluno do professor Rebouças que se destacou foi seu filho mais velho Prof. José Antonio (5º Dan e Diretor Técnico da Askadoi) que junto com Cleuber integrou a Seleção Baiana de Kumitê que conquistou o último título nacional de Kumitê por equipe conquistado no ano de 1997 na cidade de Curitiba-PR. O Karatê da ASKADOI ultrapassou fronteiras e
superou dificuldades, e passou a ser conhecido também internacionalmente, devido à participação do atleta Cleuber Carneiro Azevedo, na Copa do Mundo em Frankfurt -Alemanha em 1995 (WKF) e no Campeonato Mundial de Karatê em 1996 (WKF) em Sun City África do Sul, além dos títulos mundiais de Karatê Shorin-Ryu conquistados por José Antonio Carneiro Azevedo e Cleuber Carneiro Azevedo, em Atlanta-EUA em 2001. Os dois irmãos, filhos do Sensei José Rebouças, tiveram o privilégio de representarem o Brasil e a União Shorin-Ryu Karatê-Dô Brasil, nos Jogos Mundiais de Karatê Shorin-Ryu em Okinawa- Japão, berço do Karatê Mundial, viajando ao lado do grande Mestre Yoshihide Shinzato 10º Dan, tendo a oportunidade de treinar com o Mestre Katsuya Miyahira (10º Dan) na sua academia em Okinawa.

Ao longo da história da ASKADOI mais de 900 alunos já passaram pela academia e muitos desses alunos hoje testemunham que os princípios e a filosofia do Karatê, de formar o cidadão para ser útil a sociedade os ajudaram na jornada da vida. O atual Presidente da ASKADOI é o prof. Edvando Cerqueira, faixa preta 2º Dan, que é um dos remanescentes das gerações anteriores de alunos, e está sempre presente na academia, vestindo Karatê-Gi e tem contribuído de forma importante para o desenvolvimento da academia

A IMPORTÂNCIA DO GRÃO MESTRE YOSHIHIDE SHINZATO PARA A ASKADOI

Um casa ou edifício não se mantêm erguida se não tiver um bom fundamento, alicerces firmes que venham a sustentar a sua edificação, são de suma importância. As constantes viagens a Santos, primeiramente pelo Sensei José Rebouças Azevedo e depois pelos demais professores da ASKADOI, a fim de treinar com o Mestre Yoshihide Shinzato, deram as bases para que o Karatê de Itaberaba permanecesse firme como uma rocha e desse muitos frutos. O Sensei José Rebouças, sempre procurou passar para seus alunos os ensinamentos que aprendeu com o Mestre Shinzato, baseado no Doju Kun e filosofia do Karateca da escola Shorin-Ryu Shin Shu Kan: Respeito/Cortesia, Alegria, Responsabilidade,Esforço, Sinceridade, Paciência, Sociabilidade, contendo sempre o Espírito de Agressão. O Karatê que na essência é uma arte marcial, também tem o lado esportivo esporte tendo sido reconhecido como esporte olímpico. Nós da ASKADOI procuramos manter o equilíbrio, valorizando a esportividade do Karatê sem esquecer o BUDÔ e a marcialidade, nunca esquecendo que o Karatê procura formar homens e mulheres que venha a ser útil a sociedade.

Essa é a nossa história.

 

FAIXAS PRETAS DA  ASKADOI – NA ATIVA
NOME GRADUAÇÃO
JOSÉ REBOUÇAS AZEVEDO F/ PRETA 6º DAN
JOSÉ ANTONIO CARNEIRO AZEVEDO F/ PETA 5º DAN
MANOEL DA SILVA ALMEIDA F/PRETA 3º DAN
EDVANDO DA CONCEIÇÃO CERQUEIRA F/PRETA 3º DAN
CLEUBER CARNEIRO AZEVEDO
F PRETA 3º DAN
AMARÍLIO DA SILVA ALMEIDA
F/PRETA 1º DAN
GERALDO SOUZA COUTO F/PRETA 1º DAN
HERMÍNIO FÊLIX F/PRETA 1º DAN
JÚLIO OLIVEIRA NETO F/PRETA 1º DAN
CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DA SILVA F/PRETA 1º DAN
MAYANA CERQUEIRA DE SOUZA FAIXA PRETA 1º DAN
ERVELLIN NEO MARX AZEVEDO                                       FAIXA PRETA JÚNIOR

GLAUBER SANTOS AZEVEDO                                          FAIXA PRETA CADETE

FAIXAS PRETAS INATIVOS
NOME GRADUAÇÃO
SAMUEL DE OLIVEIRA SOUZA F/ PRETA 3º DAN
CARLOS ROMEU BARRETO BRANDÃO F/PRETA 2º DAN
ADELMÁRIO FERREIRA DA SILVA JR. F/ PRETA 1º DAN
EDVALDO ALVES DOS SANTOS F/ PRETA 1º DAN
ELSON ALEX OLIVEIRA MOURA F/PRETA 1º DAN
EDNEUSA SILVA DE ALMEIDA F/ PRETA 1º DAN
GENIVAL SIMAS DE OLIVEIRA F/ PRETA 1º DAN
GEORGE LUIS NOVAES MACHADO F/ PRETA 1º DAN
GILVAN DA SILVA MASCARENHAS F/ PRETA 1º DAN
GEOVÂNIO CIRILO DE ALMEIDA FILHO F/ PRETA 1º DAN
JOÃO BEZERRA DE OLIVEIRA LIMA FILHO F/ PRETA 1º DAN
JOSEMIR DA SILVA ALMEIDA F/ PRETA 1º DAN
JOVINIANO DA SILVA GUIMARÃES F/ PRETA 1º DAN
LINDINEI RIBEIRO DE ANDRADE F/ PRETA 1º DAN
MANOEL LOPES DE SOUZA F/ PRETA 1º DAN
NILTER CARLOS AZEVEDO DOS SANTOS F/ PRETA 1º DAN
NELSON LOPES DE DEUS F/ PRETA 1º DAN
NUNO LEONARDO TRANCOSO FRAGA F/ PRETA 1º DAN
OSVALDO GASPAR DA SILVA F/ PRETA 1º DAN
RODRIGO TRANCOSO FRAGA F/ PRETA 1º DAN
RENILDA MIRANDA DE OLIVEIRA  F/ PRETA 1º DAN
SANDRO SANTANA DA SILVA F/ PRETA 1º DAN
SAMUEL ARAÚJO DA SILVA F/ PRETA I DAN
WILTON PEREIRA DE OLIVEIRA F/ PRETA 1º DAN
ADEMIR SILVA DE ALMEIDA F/PRETA I DAN
EDUARDO ALVES COUTO NETO F/PRETA INF-JUVENIL
ISMAR ARAÚJO DA SILVA JR. F/PRETA INF. JUVENIL
NERLON SANTOS OLIVEIRA F/PRETA 2º DAN
LUCAS ARAÚJO DA SILVA F/PRETA INFANTIL
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here