História do Karatê no Brasil

0
430

O Karatê aportou no Brasil em 1957, quando aqui chegou o mestre AKAMINE o qual era conhecido pelo apelido de “Shikan”. Este professor ensinava o estilo Goju-Ryu e estabeleu-se em São Paulo e depois por pouco tempo em Santos. Era 8º Dan do Dai Nippon Butokukai e foi professor de muitos professores que posteriormente tornaram-se líderes de outros estilos aqui no Brasil. Esse professor viveu o resto da sua vida aqui no Brasil e morreu em 1995.

Pouco depois outras academias surgiram no eixo São Paulo – Rio de Janeiro, sendo as mais conhecidas pertencentes aos também mestres japoneses Mitsusuke Harada, Juiche Sagara e Akira Traniguchi, em território paulista, enquanto que no Rio de Janeiro a Kobu-Kan, pertencentes os professores Yasutaka Tanaka e Lirton dos Reis Monassa e a Shobukan do Prof. Sadamu Uriu.

Nos anos 60, o karatê nacional andava a passos lentos, por falta de recursos necessários, funcionando internamente nas academias e quando avançava algum estágio não passava apenas da própria cidade onde estava localizado. O movimento de integração nacional surgiu na Bahia, quando uma equipe partiu com recursos próprios, para o primeiro torneio interestadual realizado em São Paulo em 1965.

Foram pioneiros neste movimento o japonês Eisuke Oishi, e os brasileiros Denílson Caribé, Ivo Rangel, Lázaro Gangliano, Carlos Alberto Costa, Renato Pereira e Renato Duarte Filho, integrantes da primeira seleção baiana de karatê.

Na época o pioneirismo dos baianos, mereceu a receptividade dos paulistas, através do mestre Akira Taniguichi, mas este encontro foi provocado pelos baianos que em busca de maiores conhecimentos solicitaram ao mestre japonês a organização do evento e viajaram com recursos próprios de ônibus durante dois dias e noites, pagando todas as despesas com dinheiro do próprio bolso. Nesta competição, as técnicas dos atletas se equilibravam, mas, com muita garra a Bahia conquistou a sua primeira vitória interestadual.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here